KOP ANIMADO
Qual o lucro de uma startup?

O crescimento das empresas emergentes
Até aqui, você já compreendeu que, geralmente, as startups são empresas que ainda estão no início do desenvolvimento, mas, com tempo e esforço, elas vão alcançando diversos outros estágios de crescimento, que podem ser:
- Early stage;
- Scale-up;
- Unicórnio;
- IPO.
Para melhor compreensão, a seguir, vamos analisar essas principais fases pelas quais uma
startup passa até alcançar o auge de desenvolvimento e estabilidade:
1 - Early stage
Assim como a sua tradução, o early stage se refere ao estágio inicial da startup, ou seja, os momentos de captação dos primeiros materiais, o lançamento de produtos ou serviços, a realização de testes, entre outros.
Basicamente, ele diz respeito aos primeiros momentos, em que é preciso realizar os passos iniciais que serão os responsáveis por moldar a nova empresa, permitindo a sua solidificação e desenvolvimento completo frente ao mercado.
Assim, alguns amigos que se conheceram em uma empresa de
serviços de certificação e desejam abrir uma loja de roupa, esse estágio se refere ao começo, em que precisam comprar linhas, tecidos e realizar testes de marketing para entender sua atuação.
Para sobreviver por essa fase, é imprescindível ter um planejamento de qualidade, visto que será um ambiente completamente novo, exigindo organização e compreensão de cada detalhe para conseguir superá-los e enfrentá-los.
2 - Scale-up
O próximo estágio é o no qual uma empresa tem potencial para conquistar um diferente nível no mercado, a partir de investimentos ou de realização de parcerias, visando alcançar os objetivos e o crescimento.
Aqui, o produto está validado e, mesmo assim, o número de consumidores continua aumentando continuamente. Para chegar a essa fase, é preciso atingir um crescimento de 20% ao ano durante três anos consecutivos.
Isto é, se uma empresa de
serviços de comunicação visual
analisou as suas estatísticas e viu que nos últimos três anos teve um crescimento de 25% no número de colaboradores, ela já pode ser vista como uma
scale-up.
Nesse estágio, a equipe de colaboradores já se encontra mais robusta, organizada e bem desenhada, exigindo a contratação de certos especialistas posicionados em áreas estratégicas.
3 - Unicórnio
O estágio unicórnio é alcançado a partir do momento que a empresa atinge um valor de mercado maior que US$ 1 bilhão.
Esse tipo de
startup leva esse nome porque é bem mais difícil conseguir chegar a esse nível, além de serem raras. Algumas de suas principais vantagens, são:
- Tem como centro o cliente;
- Inovação no ramo de atuação;
- Investimento em tecnologia;
- Lugar de vantagem no mercado.
Por se tratarem de empresas de tecnologia privadas, as unicórnios ainda têm bastante tendência de crescimento para os próximos anos.
4 - Initial Public Offering
O Initial Public Offering, ou IPO, possui certas vantagens e desvantagens de alcance, o que o torna um modelo mais tradicional de crescimento e que é uma escolha muito comum das empresas.
Essa situação é muito comum para os investidores, visto que ela é aplicada quando uma
empresa de serviços terceirizados,
que cresceu consideravelmente, disponibiliza para os primeiros sócios parte de suas ações, permitindo que eles invistam e lucrem em cima disso.
A tradução da sigla, que é “oferta pública inicial”, refere-se à abertura de capital na Bolsa de Valores, não é um modelo tão utilizado no Brasil, mas há estudos que especulam o seu crescimento durante o ano de 2021.
Como o dono de uma startup tem rendimentos?
Já foram realizados diversos estudos de consultoria financeira que tentavam entender os números relacionados ao mundo das startups, o seu desenvolvimento e o lucro que geram.
Inclusive, o Governo tem grande participação neste tópico, por meio do incentivo e da proteção a negócios emergentes.
Segundo dados em conjunto, nove
startups de tecnologia possuem US$ 1 trilhão de dólares em nove riquezas. Já no Brasil, 72% das
startups têm faturamento bruto anual de até 50 mil reais e 6% faturam acima de 500 mil reais no ano.
A verdade é que o valor do lucro acaba variando de acordo com a empresa e com as estratégias utilizadas, além da sua utilidade e sucesso. Existem negócios que, em um ano, conseguem faturar centenas de milhões, enquanto outros, têm um lucro muito baixo.
Isso também é válido para o período do lucro dela. Ou seja, algumas iniciam o retorno financeiro rapidamente após a sua abertura, ao mesmo tempo em que outras precisam de um período maior até começarem a perceber resultados esbanjadores.
Para conseguir entender como o fundador de uma
startup ganha dinheiro, sendo um processo complexo e longo, é preciso destacar alguns fatos importantes.
Para começar, quando ele receber investimento, perderá
equity, o que é positivo, uma vez que, depois do investimento, ele terá um percentual menor da empresa, o seu montante total se tornará maior.
A seguir, a quantidade percentual que será entregue ao investidor será calculada sobre o valor da instituição depois da entrada do investimento.
Ou seja, o lucro inicia quando o fundador tem uma ideia de algum produto ou serviço, como um
escritório virtual com diferentes opções. Ele precisa levar o projeto completo para um cofundador, que se interesse por ele e decida trabalhar em conjunto para desenvolvê-lo.
Até esse momento, os idealizadores e desenvolvedores do projeto ainda não tem nenhum dinheiro para usar com o objetivo de quitar os gastos com toda a preparação do serviço, surgindo, então, a necessidade de um investidor.
Nessa fase, em geral, os investidores são pessoas mais próximas, realizando a divisão do valor arbitrário de acordo com a quantidade de capital que foi fornecida para o desenvolvimento da ideia.
Contudo, pelo fato do dinheiro não surgir em quantidades excessivas, é preciso buscar por outros investidores, tendo como uma ótima opção o investidor anjo, que avaliará a empresa em um valor e entrará com uma quantidade que acredite ser compatível.
Com isso, a marca passa a ter uma outra avaliação financeira, realizando uma nova divisão da quantia avaliada da empresa e separando partes para todos os investidores, acionistas e fundadores.
Para conseguir se expandir mais ainda, a empresa criada precisa arranjar investimentos muito mais altos, entrando em cena os VCs (Venture Capitalist), que são pessoas dispostas a ajudar o projeto a se tornar um sucesso.
Eles também avaliarão a empresa e entrarão com um valor alto e que acharem válido, o que divide novamente o valor total da
startup para todos os envolvidos.
Por fim, o fundador pode vender a sua empresa como uma ação e lucrar um valor consideravelmente alto se ela tiver se desenvolvido com qualidade. Ele pode também colocar ações da sua empresa na Bolsa de Valores, disponível ao público investidor.
Com esse processo todo, é possível arrecadar um valor muito alto de lucro, mas deve-se entender que é um processo mais demorado e que exige um esforço maior.
Considerações finais
As startups são empresas que estão conquistando grandes espaços no mercado e englobam todas as categorias, podendo ser desde aplicativos de transporte até de entrega de documentos.
É fundamental entender sobre o seu crescimento e suas oportunidades, assim como o mercado e todas as suas tendências, pois só assim torna-se possível se movimentar com qualidade pelo mercado e ter destaque em seu ramo de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Entre em contato com a KOP e tire todas as suas dúvidas para desenvolver o vídeo animado da sua empresa e impactar os seus clientes e funcionários.
