KOP ANIMADO
Como apresentar a empresa por WhatsApp?

Integração do atendimento ao WhatsApp
A maior parte das empresas em funcionamento possuem algum nível de organização no atendimento ao cliente.
Grande parte dos pequenos comércios são compostos por uma equipe com alguns vendedores que recebem orientações para abordagem.
O crescimento do e-commerce impulsionou a flexibilização de empreendimentos locais para plataformas remotas, divulgando produtos através de redes sociais, aplicativos e sites, além de permitir formas de pagamento pela web.
Um aluguel de espaço comercial cede espaço ao aluguel de domínios online, endereços na rede que direcionam o tráfego a uma interface que permite a interação do usuário, como um catálogo de produtos que exibem imagens e permitem a ampliação destas.
A criação de sites é vista por muitos empresários como um investimento caro e desnecessário, em função das opções de criação de contas comerciais em plataformas que pertencem a terceiros.
Grande parte das redes sociais mais conhecidas permitem um cadastro fácil de produtos em tabelas com valores e opções de redirecionamento para meios de transferência monetária. O WhatsApp Business segue a tendência.
O mensageiro projetado para empresas é composto por uma série de novos acessórios que podem poupar tempo e recursos do empreendedor, que outrora era compelido a investir em arquitetura virtual para realizar operações comerciais via internet.
A integração completa do plano de atendimento de uma empresa à realidade do WhatsApp depende da utilização máxima dos recursos que o aplicativo oferece, tais como:
- Selos de confirmação de autenticidade;
- Etiquetas;
- Mensagens automáticas;
- Catálogo de produtos;
- Estatísticas.
A divulgação de uma empresa através do WhatsApp é uma tarefa que consiste na passagem de credibilidade da marca ao cliente.
Sendo assim imprescindível uma postura profissional por meio de um perfil bem organizado.
Selos de autenticidade
Os selos de autenticidade são uma coleção de duas marcas que são fixadas ao lado do nome cadastrado da empresa e exibida aos clientes na caixa de mensagem.
Como um carimbo empresarial, os selos asseguram a idoneidade do contato.
Estes selos verificam que o número cadastrado na conta corresponde ao número oficial da empresa.
Além de verificar a autenticidade da marca, método que gera o selo verde, o símbolo mais desejado da plataforma, destinado às empresas mais famosas.
Conquistar um dos selos de autenticidade depende do preenchimento correto de todas as informações pedidas, como o nome da marca, expresso em letras maiúsculas e minúsculas, sem sinais e pontuação, além de endereço e telefone da empresa.
Etiquetas
As etiquetas são opções de separação das mensagens em blocos distintos por temas, permitindo a reorganização das mensagens e separação entre contatos urgentes, novos clientes, vendas finalizadas e pendentes, dentre o que o empreendedor julgar importante.
Uma distribuidora de
flyer digital aproxima-se de sua base de clientes ao simplificar o contato aderindo ao WhatsApp, transformando este em um local único para exibição de catálogo, solução de dúvidas e problemas, realização de pedidos e devoluções.
Mensagens automáticas
O aplicativo cede sua estrutura para a configuração rápida de mensagens automáticas, um mecanismo que acelera o atendimento e desafoga a equipe do volume intenso de interações executadas.
O uso da ferramenta de automação é simples e pode ser configurado por meio da versão web para o WhatsApp, direcionada à manipulação e resposta de mensagens por meio de computadores ou um
notebook para escritório da empresa.
Catálogo de produtos
O catálogo de produtos é uma das possibilidades mais proeminentes do WhatsApp para empresas, permitindo ao empreendedor criar sua vitrine virtual para consulta do consumidor a qualquer momento.
Facilitando o encontro de informações, um catálogo de produtos torna o atendimento mais prático, sem exigir que o cliente se desloque até outra interface para decidir o que vai comprar.
O espaço permite estampar itens desenhados em
folder de apresentação.
Estatísticas
A página de estatísticas do WhatsApp Business exibe o total de mensagens recebidas, enviadas, lidas e respondidas.
A contagem destes dados auxilia o gerenciamento e a mensuração do sucesso de estratégias de marketing aplicadas à plataforma.
Apresentando a empresa ao usuário do Whatsapp
Divulgar uma empresa pelo WhatsApp pode não ser tarefa fácil, posto que trata-se de uma plataforma de comunicação íntima, onde grande parte dos usuários entra em contato com seus amigos e familiares mais próximos.
A dinâmica do WhatsApp se distancia das demais redes sociais por este detalhe.
Enquanto, o perfil em rede social é visto como algo público, um cartão de visita para desconhecidos, o aplicativo de mensagens é um espaço destinado a poucos.
Portanto, a empresa que consegue o contato com o cliente por meio da plataforma deve usar essa oportunidade com sabedoria, evitando os principais erros cometidos na abordagem pelo mensageiro.
Cuidados com o marketing agressivo
A empresa que usa o WhatsApp para a realização de suas compras pode dispor de uma sala privativa coworking com atendentes preparados para responder a quaisquer mensagens que surjam no canal de relacionamento do empreendimento.
Marca dos anos 90, o marketing agressivo das estratégias de atendimento ficou marcado no imaginário do consumidor como um sinônimo de importunação, em que o cliente era bombardeado com mensagens e ligações para apresentar o produto.
Na ânsia em mostrar-se presente na realidade de seus clientes, o gestor de negócios pode cometer o erro de sufocá-los com uma frequência exagerada de mensagens informativas, sejam estas promoções, chamadas para ação ou um grande painel de publicidade.
Assim, o usuário entende que a empresa está invadindo sua privacidade e pode reportar o contato por spam, termo designado para o envio de mensagens repetitivas em massa, incomodando o interlocutor.
O comportamento é visto como uma infração de regras da plataforma e a conta denunciada estará sujeita a diferentes tipos de sanções.
Proatividade e informação
A melhor maneira de divulgar um negócio pelo WhatsApp é fazer os serviços mais básicos com qualidade.
Isso inclui o preenchimento de todas as informações necessárias, não apenas as obrigatórias como também campos adicionais.
O cliente deseja encontrar dados importantes no menor intervalo de tempo possível, desconfiando das empresas que dificultam o acesso à informação.
Uma escrita correta e uso de uma linguagem clara e direta fazem parte de uma boa apresentação.
Em uma
sala de reunião pequena, o gestor pode educar seu corpo de atendentes de forma que todos estejam preparados para responder às perguntas e dúvidas mais frequentes dos clientes, conferindo agilidade à comunicação.
Conclusão
Sendo assim, utilizar ferramentas que aproximem produtores e consumidores é uma iniciativa válida para aumentar a competitividade de uma empresa por meio da facilitação de tarefas para o cliente e uma melhor atuação para colaboradores.
O Whatsapp, em vias de tornar-se um super aplicativo, busca responder às demandas do mercado consumidor, que deseja resolver o número máximo de questões em uma única interface.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Entre em contato com a KOP e tire todas as suas dúvidas para desenvolver o vídeo animado da sua empresa e impactar os seus clientes e funcionários.
