KOP ANIMADO

27 de agosto de 2021

Como apresentar a empresa por WhatsApp?

Como apresentar a empresa por whatsapp?
O WhatsApp é uma unanimidade no que compete ao meio de comunicação instantânea adotado pela população, principalmente, após sua versão mais recente para apresentar empresa ao público.

O sucesso do aplicativo deve-se ao seu fácil manuseio e alta capacidade de adaptação.

Chamada de Whatsapp Business, o veículo de mensagens contém funcionalidades adicionais às mais famosas da marca, como ligações gratuitas, chamadas de vídeo, extensos grupos e sinalizador de visualização. 

Sua criação atende às necessidades de empresas em se comunicar com seus clientes de maneira mais rápida e acessível. 

O uso de smartphones afastou o foco da navegação na web de sites para aplicativos, forçando companhias a realizar a mesma migração. 

As empresas de grande porte dispõem de equipes para criar seus aplicativos exclusivos que comportam canais de atendimento. 

Estas aplicações são disponibilizadas em lojas virtuais gratuitamente e permitem a execução de diversas atividades de maneira remota. 

Ainda assim, esses empreendimentos são encontrados entre as instituições privadas que usam o Whatsapp Business para seus negócios, um demonstrativo da autoridade e poder de alcance do mensageiro. 

A novidade atrai também organizações públicas como bancos estatais e empresas de distribuição de serviços básicos como água encanada e eletricidade. 

Compras são executadas e boletos de contas são pagos com uso do aplicativo. 

Diante de tamanha adesão, é imperativo que pequenas e médias empresas considerem o WhatsApp Business como ferramenta de contato com o consumidor. 

O cidadão da era das telas, marcada pela universalização da internet e aparelhos de conexão móvel, diferencia-se por sua demanda por simplificação de processos. 

O aplicativo usado para falar com família e amigos pode reunir outras tarefas do cotidiano. 

Assim, as interfaces virtuais buscam salientar sua multidisciplinaridade ao reforçar sua arquitetura a fim de comportar um grande fluxo de operações executadas por um grande volume de usuários. 

O uso comercial do WhatsApp parece, inicialmente, uma ação simples por se tratar de um instrumento de comunicação usado por quase todo mundo. 

Desta forma, o empreendedor considera sua experiência no uso pessoal da plataforma para o comércio nela. 

A confusão entre a utilização pessoal e profissional do WhatsApp é um aspecto perigoso para muitas pequenas empresas, que mitigam resultados por causa de uma estratégia equivocada. A diferenciação entre pessoa física e pessoa jurídica é fundamental. 

Para pequenos empreendedores, a empresa está muito próxima de sua experiência como indivíduo, uma sensação provocada pelo baixo número de colaboradores contratados e a concentração de tarefas nas mãos do proprietário. 

O microempreendedor comete um sério erro no instante em que confunde a imagem pública da pessoa com a imagem da marca. 

A separação entre WhatsApp comum e o Business pode ajudar na prevenção deste tipo de problema. 

Integração do atendimento ao WhatsApp

A maior parte das empresas em funcionamento possuem algum nível de organização no atendimento ao cliente. 


Grande parte dos pequenos comércios são compostos por uma equipe com alguns vendedores que recebem orientações para abordagem. 


O crescimento do e-commerce impulsionou a flexibilização de empreendimentos locais para plataformas remotas, divulgando produtos através de redes sociais, aplicativos e sites, além de permitir formas de pagamento pela web. 


Um aluguel de espaço comercial cede espaço ao aluguel de domínios online, endereços na rede que direcionam o tráfego a uma interface que permite a interação do usuário, como um catálogo de produtos que exibem imagens e permitem a ampliação destas. 


A criação de sites é vista por muitos empresários como um investimento caro e desnecessário, em função das opções de criação de contas comerciais em plataformas que pertencem a terceiros. 


Grande parte das redes sociais mais conhecidas permitem um cadastro fácil de produtos em tabelas com valores e opções de redirecionamento para meios de transferência monetária. O WhatsApp Business segue a tendência. 


O mensageiro projetado para empresas é composto por uma série de novos acessórios que podem poupar tempo e recursos do empreendedor, que outrora era compelido a investir em arquitetura virtual para realizar operações comerciais via internet. 


A integração completa do plano de atendimento de uma empresa à realidade do WhatsApp depende da utilização máxima dos recursos que o aplicativo oferece, tais como: 


  • Selos de confirmação de autenticidade; 
  • Etiquetas; 
  • Mensagens automáticas; 
  • Catálogo de produtos; 
  • Estatísticas. 


A divulgação de uma empresa através do WhatsApp é uma tarefa que consiste na passagem de credibilidade da marca ao cliente.


Sendo assim imprescindível uma postura profissional por meio de um perfil bem organizado. 

Selos de autenticidade

Os selos de autenticidade são uma coleção de duas marcas que são fixadas ao lado do nome cadastrado da empresa e exibida aos clientes na caixa de mensagem. 


Como um carimbo empresarial, os selos asseguram a idoneidade do contato. 


Estes selos verificam que o número cadastrado na conta corresponde ao número oficial da empresa.


Além de verificar a autenticidade da marca, método que gera o selo verde, o símbolo mais desejado da plataforma, destinado às empresas mais famosas. 


Conquistar um dos selos de autenticidade depende do preenchimento correto de todas as informações pedidas, como o nome da marca, expresso em letras maiúsculas e minúsculas, sem sinais e pontuação, além de endereço e telefone da empresa.

Etiquetas

As etiquetas são opções de separação das mensagens em blocos distintos por temas, permitindo a reorganização das mensagens e separação entre contatos urgentes, novos clientes, vendas finalizadas e pendentes, dentre o que o empreendedor julgar importante. 


Uma distribuidora de flyer digital aproxima-se de sua base de clientes ao simplificar o contato aderindo ao WhatsApp, transformando este em um local único para exibição de catálogo, solução de dúvidas e problemas, realização de pedidos e devoluções. 

Mensagens automáticas

O aplicativo cede sua estrutura para a configuração rápida de mensagens automáticas, um mecanismo que acelera o atendimento e desafoga a equipe do volume intenso de interações executadas. 



O uso da ferramenta de automação é simples e pode ser configurado por meio da versão web para o WhatsApp, direcionada à manipulação e resposta de mensagens por meio de computadores ou um notebook para escritório da empresa. 

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos é uma das possibilidades mais proeminentes do WhatsApp para empresas, permitindo ao empreendedor criar sua vitrine virtual para consulta do consumidor a qualquer momento. 


Facilitando o encontro de informações, um catálogo de produtos torna o atendimento mais prático, sem exigir que o cliente se desloque até outra interface para decidir o que vai comprar. 


O espaço permite estampar itens desenhados em folder de apresentação

Estatísticas

A página de estatísticas do WhatsApp Business exibe o total de mensagens recebidas, enviadas, lidas e respondidas. 



A contagem destes dados auxilia o gerenciamento e a mensuração do sucesso de estratégias de marketing aplicadas à plataforma. 

Apresentando a empresa ao usuário do Whatsapp

Divulgar uma empresa pelo WhatsApp pode não ser tarefa fácil, posto que trata-se de uma plataforma de comunicação íntima, onde grande parte dos usuários entra em contato com seus amigos e familiares mais próximos. 


A dinâmica do WhatsApp se distancia das demais redes sociais por este detalhe. 


Enquanto, o perfil em rede social é visto como algo público, um cartão de visita para desconhecidos, o aplicativo de mensagens é um espaço destinado a poucos. 


Portanto, a empresa que consegue o contato com o cliente por meio da plataforma deve usar essa oportunidade com sabedoria, evitando os principais erros cometidos na abordagem pelo mensageiro. 

Cuidados com o marketing agressivo

A empresa que usa o WhatsApp para a realização de suas compras pode dispor de uma sala privativa coworking com atendentes preparados para responder a quaisquer mensagens que surjam no canal de relacionamento do empreendimento. 


Marca dos anos 90, o marketing agressivo das estratégias de atendimento ficou marcado no imaginário do consumidor como um sinônimo de importunação, em que o cliente era bombardeado com mensagens e ligações para apresentar o produto. 


Na ânsia em mostrar-se presente na realidade de seus clientes, o gestor de negócios pode cometer o erro de sufocá-los com uma frequência exagerada de mensagens informativas, sejam estas promoções, chamadas para ação ou um grande painel de publicidade


Assim, o usuário entende que a empresa está invadindo sua privacidade e pode reportar o contato por spam, termo designado para o envio de mensagens repetitivas em massa, incomodando o interlocutor. 


O comportamento é visto como uma infração de regras da plataforma e a conta denunciada estará sujeita a diferentes tipos de sanções. 

Proatividade e informação

A melhor maneira de divulgar um negócio pelo WhatsApp é fazer os serviços mais básicos com qualidade.

Isso inclui o preenchimento de todas as informações necessárias, não apenas as obrigatórias como também campos adicionais. 


O cliente deseja encontrar dados importantes no menor intervalo de tempo possível, desconfiando das empresas que dificultam o acesso à informação. 


Uma escrita correta e uso de uma linguagem clara e direta fazem parte de uma boa apresentação. 


Em uma sala de reunião pequena, o gestor pode educar seu corpo de atendentes de forma que todos estejam preparados para responder às perguntas e dúvidas mais frequentes dos clientes, conferindo agilidade à comunicação. 

Conclusão

Sendo assim, utilizar ferramentas que aproximem produtores e consumidores é uma iniciativa válida para aumentar a competitividade de uma empresa por meio da facilitação de tarefas para o cliente e uma melhor atuação para colaboradores. 


O Whatsapp, em vias de tornar-se um super aplicativo, busca responder às demandas do mercado consumidor, que deseja resolver o número máximo de questões em uma única interface. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Entre em contato com a KOP e tire todas as suas dúvidas para desenvolver o vídeo animado da sua empresa e impactar os seus clientes e funcionários.

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