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Como apresentar um projeto de forma criativa?

Importância de fazer uma boa apresentação
O momento da apresentação é aquele em que a pessoa consegue passar informações importantes para os seus telespectadores, garantindo a eficácia da transmissão ou o fracasso.
Quando uma pessoa está inserida em uma empresa, ela precisa demonstrar que gosta de estar ali e que deseja crescer junto com ela.
Com isso, ela é obrigada a se destacar e fazer trabalhos bem feitos, garantindo sua permanência e relevância.
Quando uma empresa precisa acolher mais colaboradores e patrocinadores, ela precisa mostrar como funciona e instigá-los a desejar participar do projeto.
Para isso, ela deve preparar uma apresentação que atraia essas pessoas a se juntarem ao projeto.
Elas são importantes pois permitem que os colaboradores criem ideias novas, mas além disso, compartilhem com a empresa de um jeito que garanta que todos os funcionários fiquem animados com o projeto, aumentando a produtividade geral.
Portanto, qualquer que seja o objetivo específico de uma empresa, realizar apresentações bem feitas é essencial para conseguir ganhar destaque, desenvolver-se e chamar a atenção de quem quer que esteja assistindo a ela.
Quando uma apresentação é criativa, maiores as chances de a empresa implementar a ideia, garantindo uma organização melhor, com objetivos já traçados, melhorando o desenvolvimento das estratégias aplicadas em uma instituição.
Como consequência disso, há uma maior retenção e atração de funcionários qualificados, identificação de colaboradores com potencial para determinados projetos.
Dicas para uma apresentação excepcional
Dito isso, agora que já há compreensão da importância de investir na criação de uma apresentação criativa, serão analisadas algumas dicas de como realizar esse processo da melhor forma, como as abaixo:
- Use pontos visuais e tecnologia;
- Seja dinâmico;
- Faça um planejamento;
- Conte uma história;
- Cuide do design;
- Escolha um espaço bom;
- Envolva o público;
- Conheça o público;
- Inicie com frases de peso;
- Facilite a linguagem.
Portanto, para haver melhor compreensão de como adotar cada dica, elas serão analisadas separadamente e com mais detalhes.
Use pontos visuais e tecnologia
É importante incrementar pontos visuais à apresentação, sendo eles objetos que facilitem o entendimento de determinado assunto.
Dessa forma, ela fica mais interessante e fácil de entender, o que garante que o desejo do público de assistir aumentará.
Para escolhê-los, é importante encontrar algo que seja fácil para a audiência ver e reconhecer, interessante o suficiente para manter a atenção dela e que ajudará o público a lembrar da ideia principal da apresentação.
Além disso, é interessante usar imagens ou slides para facilitar a compreensão e até deixar a apresentação mais leve.
Contudo, é importante se lembrar de não incluir textos longos, pois pode cansar a audiência e fazê-los perder a atenção.
Por exemplo, é interessante entregar um
folder de apresentação
no início da apresentação, para garantir que o público terá uma forma de lembrar dela depois e para ajudar no entendimento inicial do que será a exposição.
Seja dinâmico
Um fato muito importante para ter uma apresentação criativa é realizá-la de forma dinâmica, ou seja, que não canse os telespectadores, eles precisam estar dispostos e com vontade de continuar prestando atenção.
Para isso, é preciso ser objetivo, claro e transparente, além de incrementar frases de bom-humor para quebrar a seriedade, mas não exagere.
Estar bem-humorado contagia o público que assiste e quebra o momento super tenso que é realizar uma apresentação.
De maneira resumida, é interessante ser alegre e agradável, permitindo que quem assiste deseje permanecer interessado, pois quebra o gelo e a tensão entre o apresentador e seu público, ajudando a abrir a mente dele para considerar o projeto.
Faça um planejamento
Assim como há a realização de um plano diretor estratégico ilustrado por um profissional, realizar o planejamento do que será falado é essencial para garantir organização.
As melhores ideias de recursos para serem incrementados na apresentação surgem em momentos diferenciais, posteriormente, ao instante de criação.
Por isso, é essencial fazer um planejamento do que será tratado na apresentação, mas deixá-lo em aberto por alguns dias.
Dessa forma, é possível ter várias ideias durante os próximos dias, quando o cérebro não está focado em surgir com novas táticas.
Conte uma história
O jeito que mais consegue cativar a atenção do público e ao mesmo tempo passar a mensagem de forma mais clara é contando uma história.
Assim, ao construir uma narrativa, aumenta-se a curiosidade da audiência, garantindo que a mensagem seja entendida.
Nesse momento, é interessante incluir detalhes mais específicos. Portanto, crie uma imagem que as pessoas consigam visualizar apenas pela descrição ou use elementos visuais.
Por exemplo, uma empresa de tecnologia que deseja fazer uma apresentação sobre seu novo
notebook para escritório
pode contar a história de tantos problemas que já passou com esses aparelhos, surgindo como uma solução e garantindo que o público se identifique.
Cuide do design
Criar um design de qualidade para os elementos visuais é muito importante, pois é onde os clientes irão focar sua atenção.
Portanto, deve ser algo que não canse a vista deles e com informações que eles desejem ler como complemento ao que está sendo falado.
Nesse momento, é imprescindível não exceder, porque se for feita uma apresentação muito carregada com textos ou efeitos ou até imagens, as pessoas podem perder o interesse e se cansarem de prestar atenção.
O design deve surgir como um complemento, uma artimanha facilitadora para o que é falado, não como uma distração.
Por isso, na hora de fazer um
banner informativo, mantenha apenas as informações condensadas, levando o público a lembrar de tudo só de vê-lo.
Escolha um espaço bom
O espaço utilizado também é muito importante, pois pode ser usado de maneiras criativas para complementar a apresentação, como com a decoração ou o uso de objetos bem preparados, como um projetor para mostrar os slides.
Ela deve se adequar ao público e a quantidade para deixá-los confortáveis. Por exemplo, uma apresentação com poucas pessoas pode usar uma sala privativa coworking, garantindo privacidade e exclusividade.
Envolva o público
Criar estratégias que garantem o envolvimento do público é ponto essencial.
Portanto, converse com ele, faça perguntas, interaja com ele, faça com que ele se sinta parte da apresentação de fato.
Esse passo pode ser realizado com o apresentador fazendo perguntas sobre suas vidas, opiniões, compartilhamento de suposições sobre um assunto, descreva algo e peça-os para se imaginarem nela, para fazerem ações, se levantarem, baterem palmas, só converse.
Por exemplo, peça ao público para chutarem a porcentagem de empresas que não possuem
salas para treinamento
para seus novos funcionários, o que é muito importante, instigando-os a participar e ficar curiosos com a resposta.
Conheça o público
Saber para quem você apresentará um projeto ajuda a conhecer seus gostos, a forma de abordar determinado assunto, como interagir com eles, ou seja, de fato, criar uma apresentação voltada para eles e como eles podem se sentir melhores durante ela.
Por exemplo, se em uma apresentação se deseja mostrar um novo produto para representantes de empresas, a pessoa precisa saber desse detalhe para poder montar uma exibição voltada aos seus gostos, como de um carimbo empresarial online.
Inicie com frases de peso
Para essa dica, é importante dominar a dica anterior, pois ela auxilia na criação de frases de peso.
O início da apresentação é o momento de cativar a atenção do público e mantê-la nessa linha.
Para isso, é interessante fazer ou dizer frases que a audiência não espera, ou dizer algo que as pessoas, geralmente, não concordam ou até dizer coisas que farão com que o público se questione e questione os outros telespectadores em volta.
Facilite a linguagem
Para que o público mantenha sua atenção no que está acontecendo, ele precisa entender do que se trata a apresentação por completo, ou seja, a linguagem precisa estar condizente com os aspectos de quem está assistindo.
Por exemplo, uma gráfica que realiza a impressão de cartão de visita pessoal deseja explicar o processo de produção, ela deve adaptar a linguagem para não usar nomes de máquinas muito difíceis e que eles não entenderão.
Logo, ao usar termos técnicos ou que não são de conhecimento dos telespectadores, é essencial explicar rapidamente seu significado e dar exemplos de coisas comuns.
Dessa forma, o público não se perde no meio e consegue acompanhar a linha de raciocínio.
Conclusão
Portanto, é muito importante tornar uma apresentação interessante, pois garante que o público está prestando atenção e lembrará do que foi falado quando ela terminar.
Assim, como visto, existem certas dicas para garantir que ela siga esse objetivo de forma criativa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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