KOP ANIMADO
Como conseguir um investidor para meu negócio?

- Sócios;
- Crowdfunding;
- Investidor-anjo;
- Empréstimo.
Tipos de Investidor
Depois de calcular corretamente seu plano de negócios, é o momento de procurar alguns investidores.
É importante ter em mente que cada caso é único, e boa parte da negociação dependerá de sua capacidade de explicar sua ideia.
A maioria deles gosta de experimentação e novidade, e quando você oferece isso com chance de lucro, é muito provável que conquiste seu objetivo.
Ainda assim, existem algumas ações padronizadas que podem ajudar você a conquistar um bom investidor para seu negócio de
carimbo empresarial.
Procure os Fs
Esta é uma sigla americana, que representa “amigos, família e doidos” (family, friends and fools).
São as pessoas que confiam em você e tem algum tipo de relação, forte o suficiente para acreditar em seu potencial e iniciar o investimento.
Embora seja a forma mais rápida e prática de conseguir um valor de investimento, é importante ter em mente que estas pessoas podem não ter grandes quantias de capital para investir.
Por isso, muitas vezes é preciso procurar ainda outros tipos de investidores, mas um amigo pode ceder uma sala reunião pequena e ajudar nessa estratégia.
Porém, é importante não deixar de lado estas pessoas, que estavam com você desde o começo e podem ser muito mais próximas do que se imagina, dando mais liberdade para você trabalhar.
Trabalhe com um investidor-anjo
O investidor-anjo é uma pessoa física que deseja ajudar aqueles que estão começando.
Normalmente, trata-se de uma figura de recursos, normalmente empresários de sucesso com suas empresas já estabelecidas no mercado.
Estas pessoas são capazes de identificar o potencial em seu negócio, além de inovações e vantagens competitivas que sua empresa pode apresentar e que valem o investimento delas.
Nestes casos, o valor investido costuma ser bem maior.
Alguns desses empresários se juntam em “redes de anjos”, grupos de pessoas qualificadas que canalizam esforços em conjunto para o crescimento de sua empresa de serviço de motoboy.
Embora estes investidores possam servir como consultores e ajudarem na estrutura, eles não são considerados parte da empresa obrigatoriamente.
Principalmente, se você estiver começando e ainda não tiver uma estrutura hierárquica de funções.
Capital semente
Este é um modelo de investimento mais potente, normalmente logo após os limites do investidor-anjo.
Neste caso, os valores investidos estão bem mais elevados, e aqui normalmente já se trata de uma ação direta do mercado.
Outras empresas podem desejar investir, ou um grupo de investidores interessados no crescimento e desenvolvimento de sua empresa.
Isso porque o capital semente é oferecido a empresas que estão em estágio inicial.
Esse capital serve para o desenvolvimento da empresa, não sendo tão penoso quanto outras ações, por exemplo, os empréstimos bancários.
Com o capital semente, você tem muito mais tranquilidade para explorar todo o seu potencial de negócios de administracao de restaurante corporativo.
Aqui, a definição sobre sua empresa e as atividades que ela irá exercer deve estar mais estabelecida.
Isso porque trata-se de um investimento mais genérico, sem o contato direto que os métodos anteriores se propõem.
Isso significa que as pessoas que investirem por meio desse capital não terão nenhum tipo de ação dentro de sua empresa.
Trabalhando apenas com o conceito de que serão recompensadas financeiramente com o sucesso e lucro de sua companhia.
Incubadoras e Aceleradoras
Estes processos são muito similares. As incubadoras são empresas que ainda estão em um estágio muito prematuro, e precisam de ajustes antes de iniciar o recebimento de capital para a exploração da empresa.
Normalmente, as incubadoras são um investimento realizado em startups, e possuem algum vínculo à instituição de ensino, como universidades e colégios, que têm interesse particular nos avanços que estão sendo apresentados pela nova empresa.
Já as aceleradoras funcionam como um passo adiante nesse processo, escolhendo aquelas startups que já possuem um potencial interessante de crescimento e oferecem um investimento financeiro em troca de participação no capital da empresa.
Além de instituições de ensino, algumas empresas bem-sucedidas funcionam como aceleradoras, permitindo que novas startups se lancem no mercado e consigam uma exposição muito maior.
Além de oferecer recursos financeiros, as aceleradoras também oferecem uma série de vantagens, desde estrutura para a empresa trabalhar até consultorias e treinamentos, com o objetivo de ver a
startup
em crescimento.
Conseguindo um investidor
Para conseguir um bom investidor para sua empresa, você precisa ir além do óbvio.
Conhecer os tipos disponíveis de investidor e suas características é importante, mas você deve saber como trabalhar para encontrar o melhor resultado para você.
Entenda sua necessidade
Uma empresa que está começando precisa entender o quanto precisa para iniciar os trabalhos e o quanto está disposta a oferecer por isso para sua sala de palestra.
Os tipos de investimento variam muito em questão de valor, e é preciso que você esteja de acordo com o que é pedido pelos investidores para conseguir os resultados mais adequados nesse tipo de transação.
Entender em qual categoria seu empreendimento se encontra é uma excelente maneira de compreender esse tipo de ação, possibilitando um contato maior e mais satisfatório com qualquer tipo de elemento empresarial.
Além disso, você precisa ver se o conteúdo oferecido pelo investidor é interessante.
Para uma empresa que está iniciando sua jornada, ter um investidor experiente, que pode oferecer seu conhecimento junto dos recursos pode ser uma ótima opção.
Entretanto, para algumas pessoas o ideal é que a negociação fique no campo financeiro apenas, valorizando a liberdade de criação e execução de seu trabalho.
Nestes casos, é importante que você deixe bem claro o quanto um investidor pode participar antes de aceitar qualquer valor monetário como parte do acordo.
Saiba se posicionar
Destacar sua ideia é um passo fundamental para conseguir investidores.
Em um mercado cada vez mais concorrido, milhares de pessoas começam a empreender e buscam estas pessoas para conseguir bons investimentos.
Por isso, você deve identificar o que o faz se destacar de seus concorrentes.
Assim, pode apresentar aos investidores porque a escolha mais acertada é você e quais são as vantagens que ele terá ao aceitar um acordo de investimento com sua empresa.
Considerações finais
Se você está começando sua jornada de negócios, precisa entender que esse caminho é muito difícil de trilhar sozinho.
Muitas vezes, é fundamental ter um apoio externo para alavancar sua companhia e ajudar nesta etapa inicial de recursos.
Os bancos, embora ofereçam condições de empréstimo, costumam cobrar juros muito altos e acabam não valendo a pena a longo prazo.
Por isso, entender como os investidores agem e procurar o parceiro ideal para seu negócio é uma estratégia fundamental.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Entre em contato com a KOP e tire todas as suas dúvidas para desenvolver o vídeo animado da sua empresa e impactar os seus clientes e funcionários.
