KOP ANIMADO

7 de julho de 2021

Como fazer uma boa apresentação comercial da empresa?

Como fazer uma boa apresentação comercial da empresa?
A apresentação comercial é um meio de se preparar todo o discurso e as táticas que serão utilizadas para convencer e impressionar o cliente. 

Portanto, é por meio da criação de uma identidade visual que será possível criar uma ligação com o público.

Basicamente, ela consiste na apresentação de um serviço ou produto para possíveis clientes. 

Serve para que os empreendedores e donos de empresas consigam vender seus produtos e serviços, por meio de uma divulgação de ideias. 

Esse mecanismo é fundamental para criar uma imagem para o seu negócio e passar para o consumidor todos os valores e ideias da empresa.

É importante manter a imagem da empresa criada, porque, durante as apresentações comerciais, será possível para o cliente armazenar todas as informações a respeito da marca.

Porém, antes de de fato realizar a apresentação, é necessário planejar as estratégias a serem usadas, como o tópico será tratado, que mensagem deseja que o público receba e quais os objetivos da realização da mesma. 

Uma apresentação de sucesso: como fazer

Para que uma apresentação comercial seja favorável para uma empresa, aumentando os benefícios para ela, é preciso prestar atenção em alguns detalhes que serão citados.


  • Planeje;
  • Entenda o público;
  • Controle o tempo de apresentação;
  • Seja coeso;
  • Seja objetivo;
  • Deixe a conversa agradável;
  • Tenha certeza que o público está entendendo;
  • Apresente recursos;
  • Análise o design da apresentação;
  • Termine com perguntas;
  • Agrade o público.


Todavia, para que haja total compreensão de como realizar cada passo e se preparar da melhor maneira, cada tópico será analisado separadamente.

Planeje

É vital que a apresentação tenha sentido para o público que assiste à ela. Por isso, ela precisa ser planejada, ter uma ideia de como será antes de de fato fazê-la. 


Portanto, é preciso definir com clareza qual será o objetivo e como será alcançado ao longo dela. 


Nesse momento, ensaiar o que será falado antes do momento ajudará a não esquecer os pontos principais. 


Além disso, algum funcionário pode assistir para garantir que as informações estão claras e que a meta será cumprida.


O local em que será realizada também deve ser planejado, para que não esteja em uso e atrapalhe a reunião. 


Selecionar se acontecerá em uma sala comercial pequena ou em um auditório faz com que todos da empresa tenham conhecimento e não atrapalhem.

Entenda o público

Conhecer o público para quem será realizada a apresentação ajuda no momento de decidir tanto a linguagem usada como maneiras de agradá-lo. 


Além disso, estudar cada pessoa que assistirá à sua divulgação permite que certos tópicos sejam conversados antes para relaxar. 


Fora isso, conhecer cada um dá uma sensação de preocupação em saber e agradar o cliente, aumentando as chances de sucesso.


Por exemplo, se ela acontecer em uma empresa de refeições coletivas, tendo conhecimento do público será possível realizar um grande almoço personalizado, que garantirá que a conexão com o consumidor aumente.

Tempo de apresentação deve ser controlado

Manter um tempo constante sem deixar a apresentação muito parada ajuda a prender a atenção dos consumidores e continuar com o interesse na ideia a ser vendida. 


Facilite a compreensão do cliente, relacionando a tópicos do cotidiano, pois será mais dinâmico e não cansa o consumidor por não entender o assunto tratado.


Outra dica é incluir o cliente na apresentação, seja com jogos dinâmicos, com perguntas, o que for, mas permitir que ele participe o mantenha interessado no que está acontecendo e há maior chance de ele reter as informações passadas.

Seja coeso

É vital que a apresentação não fique largada ou apenas com várias informações jogadas em um mesmo discurso. Portanto, ela precisa ter um começo, um meio e um fim. 


Ela tem que ter sentido, a ordem em que as informações serão colocadas precisa ter significado e facilitar ao máximo para o entendimento completo do consumidor. 


Caso deseje criar um clima de questionamentos, lembre-se de responder tudo até o final e não esqueça de surpreender o espectador. Dessa forma, ele ficará mais interessado no que assiste.


Por exemplo, se o assunto a ser tratado for quiosque modernos, é importante que, no início, seja explicado como funciona a montagem deles. Em seguida, os preços.


Por fim, mostrar os resultados, assim a ordem terá sentido e o cliente não ficará perdido.

Seja objetivo

Deixar as informações claras sem que o cliente saia sem entender o que assistiu é indispensável. 


Para que o consumidor adquira a marca, ele precisa compreender totalmente do que se trata, e para isso, a linguagem precisa ser direta.


Além do mais, quanto mais informação desnecessária for adicionada à apresentação, mais entediado o público ficará. É preciso chegar a explicar seus objetivos de uma forma que qualquer um compreenda. 


Por exemplo, se, para convencer o cliente, a empresa preferir realizar a entrega de documentos como forma de provar os resultados, é interessante que os dados estejam claros e o público possa entender o que está escrito sem ter que ler muito. 

Deixe a conversa agradável

É importante que o cliente esteja confortável durante a apresentação, tanto para interagir quanto para permanecer lá e continuar ouvindo.


Por isso, antes de começar a apresentação, seria interessante ter uma pequena conversa com o público para aproximar as características naquele momento e tornar a experiência mais agradável para que no final ele possa comprar a ideia.

Tenha certeza que o público está entendendo

Para que o cliente seja capaz de se interessar pelo projeto e investir nele, ele precisa compreender totalmente o assunto e a proposta. 


Por exemplo, se uma empresa deseja tentar vender peças de um notebook semi novo, ela precisa garantir que os nomes de cada placa e suas funções sejam compreendidas para que o cliente possa desejar comprar, uma vez que sabe do que se trata.


Além de manter uma linguagem adequada para quem está sendo apresentado, é necessário que o apresentador tenha certeza de que toda a informação que ele deseja passar está sendo absorvida, seja por uma observação ou realização de perguntas.

Apresente recursos

Vender uma ideia é um projeto muito vago para quem está assistindo à apresentação. 

Portanto, apresentar recursos visuais ou até palpáveis ajudam o consumidor a entender de fato do que se trata a apresentação.



Por exemplo, para  uma empresa que realiza a locacao de stand para eventos, é mais fácil para o consumidor passar a comprar dessa marca se ele entender como o trabalho dela funciona. 

Sendo assim, seria interessante mostrar fotos de trabalhos anteriores. 

Análise o design da apresentação

O momento visual da apresentação também precisa ser levado em conta. 


Portanto, caso ela esteja acompanhada de slides ou de um banner informativo, é importante que ele seja direto, chame a atenção, mas não tenha muitas informações inclusas.


Use cores para destacar as informações mais importantes, coloque apenas um resumo do que de fato foi falado, deixe apenas pontos-chaves que permitirão que o cliente entenda o assunto e se lembre da explicação geral posteriormente. 

Termine com perguntas

Terminar a apresentação com uma liberação para dúvidas dos consumidores é fundamental. Dessa maneira, eles deixarão o local com total certeza do que assistirão.



Além disso, essa parte é importante porque mostra que a empresa não está desejando apenas vender um produto ou serviço, mas que ela se importa com o impacto que terá no consumidor. 

Agrade o público

Se a apresentação for realizada presencialmente, dê coisas ao cliente que garantirão que a empresa será lembrada. Deixe o público ir embora feliz.



Portanto, uma dica é distribuir brindes. Não precisam ser as coisas mais caras, mas um pequeno mimo já agradará, como uma garrafa personalizada ou sacolas ecobag personalizadas. Use a criatividade

Importância da boa apresentação

Muitas marcas vendem seus produtos e serviços como uma solução para determinado problema do cliente, e eles de fato são. 


Porém, é preciso que eles compreendam como a empresa irá agir para, realmente, ajudá-los.


Nesse momento, a apresentação comercial surge como uma forma de convencer o consumidor que existe um caminho para superar esse empecilho, pois ela mostra o caminho que será seguido até alcançar esse objetivo.


Dessa maneira, a apresentação precisa influenciar o comprador a entender como a marca funciona e fazer com que todas as informações fiquem guardadas na mente dele. 


Com isso, a quantidade de vendas aumenta, os clientes se sentem mais seguros em adquirir serviços da marca, é criada uma rede de indicações entre um grupo comum de consumidores. 


Tudo isso ajuda na expansão e crescimento da empresa. Mas, também, ajuda a consolidar a imagem e influência da marca, podendo se tornar referência no ramo. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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