KOP ANIMADO

21 de julho de 2021

Como escolher uma produtora de animação?

Como escolher uma produtora de animação?
A experimentação humana com o ambiente, o modo de assimilar e compreender o que está a seu redor é executada com o uso de todos os sentidos. O trabalho de uma produtora de animação é estimular dois deles, a visão e audição, da melhor maneira possível. 

A presença dos vídeos e desenhos nas campanhas publicitárias existe desde a chegada das TVs ao mercado, na década de 1960. Estúdios se proliferaram para oferecer uma sensação visual vivenciada apenas no cinema até aquele momento. 

Inserir o vídeo animado à realidade comercial foi o início de uma longa estrada até os aparelhos conectados à internet dos dias atuais, transformando o ponto de vista humano sobre a vida, retratado sobre um painel de led outdoor

A vida é percebida pelo olhar humano como um cenário em constante movimento. Antes do surgimento da tecnologia que permite a formação de imagens animadas, experimentar a arte visual significava contemplar um quadro parado, uma figura estática.

A primeira apresentação comercial de material visual animado no formato de vídeo foi a exibição de um filme em sala de cinema, descrito como “algo que deixaria o público maravilhado”. Desde então, apreciadores das artes visuais se tornaram telespectadores.

O cinema e os televisores atualizaram o consumo de material artístico. A partir de então, os vídeos representam uma fração do tempo capturada para sempre, em sua forma quase pura, reproduzindo-a com exatidão pelos olhos e ouvidos.

Marcas de carros, cosméticos, determinados tipos de alimentos e bebidas, e até remédios, foram gravados nas mentes do público, tornando-se uma referência superior ao nome do produto comercializado em banner informativo

É comum que alguns bens de consumo sejam chamados pelos nomes de suas marcas mais famosas. Gerar um efeito tão intenso de posicionamento na visão do consumidor é possível apenas com a construção de uma identidade forte.

A construção da identidade visual

O fascínio contido na exibição de um conjunto de imagens amontoadas em frames permite o movimento presente nos vídeos, uma imitação próxima à realidade absorvida pelo olho humano. 


Uma produtora de animação é parcela vital no processo de construção de uma identidade visual para uma marca, aspecto tão presente nas preocupações do departamento de publicidade de uma empresa. 


Companhias que exibem mais de uma marca em sua cartela de negócios precisam fazer uma diferenciação entre cada uma, possibilitando assim o desenvo
lvimento independente da imagem pública destas. 


Este processo de diferenciação e personificação ganha corpo com o forjar de um
design de vídeo próprio, incluindo o uso de grafias, avatares, cores, efeitos e tons de propaganda específicos para cada marca.


A contratação de uma produtora de animação deve ser realizada tendo em mente o tipo de mensagem que o anunciante deseja transmitir para a sua audiência. O objetivo consiste em criar uma impressão inesquecível na memória do potencial cliente. 

Conhecendo uma produtora de animação

O mercado de animação carrega uma característica comum a seus irmãos da publicidade e tecnologia: sua versatilidade. Abrange um grande leque de produtos, desde propagandas de trinta segundos a um minuto, filmes, séries, conteúdo interativo para telas até jogos. 


A possibilidade de criar animações em vídeo e a sofisticação de suas etapas de fabricação em um século de modificações impacta positivamente não apenas a indústria do entretenimento. A educação e o trabalho científico são grandes beneficiários. 


Isso porque o vídeo permite a produção de simulações, o refinamento de cenários controle, a construção e teste de
softwares importantes, o estudo de problemas que afetam a qualidade de vida como o monitoramento do mobiliario urbano em sao paulo


O tamanho de uma produtora de animação varia de acordo com a estrutura disponível, mas há algumas especificações básicas em comum. Como qualquer empresa, é necessário uma estrutura administrativa e equipamentos como computadores e aparelhos digitais. 


Por fazer parte da área fronteiriça entre o marketing e a tecnologia, estas empresas costumam priorizar uma forte presença em mídias sociais, sites e outros canais virtuais. É desta maneira que exibem seu portfólio para potenciais clientes. 


Grandes produtoras de animação exibem verdadeiros complexos com dezenas de
estúdio para ensaio e muitos profissionais de câmera e design. Os tipos de serviços oferecidos variam entre animação de logomarcas e gravação de propagandas com modelos.

Definindo seu produto

A contratação de uma produtora de animação se consolida como uma alternativa indispensável quando é posto em vista as etapas de fabricação de uma peça publicitária, filme ou vídeo de apresentação para algum projeto. 


Os processos que transformam um documento de planejamento em produto final são divididos em três grandes grupos, envolvendo profissionais de todo nível como roteiristas, operadores de câmeras, diretores de fotografia e áudio, entre outros. 


A fase a que se dirige como pré-produção é o momento em que a empresa contratante define o tipo de vídeo e o tom utilizado. São escritos o argumento, roteiro, traçados os modelos de mídia na forma de desenho ou fotografia, a proposta dos símbolos da marca. 


Uma produtora de animação que dispõe de uma equipe de direção de arte descreve, nesta etapa, a decoração, a luz, os figurinos e o enquadramento. O objetivo é introduzir ao projeto todas as sensações e emoções a serem despertadas na audiência direcionada. 


A fase de produção consiste no momento onde o corpo do projeto será construído. Aqui, as cenas do roteiro são filmadas, os profissionais de
design gráfico desenvolvem as ilustrações e é executada a gravação de áudio para propaganda


Uma produtora de animação eficiente possui todos os instrumentos e métodos para monitorar minuciosamente as tarefas efetuadas pelas equipes de produção, garantindo sua qualidade e fidelidade ao produto solicitado pelo contratante. 


A pós-produção trata e refina o trabalho armazenado pela produção. Formada por editores profissionais, esta etapa depende de computadores com alta capacidade de processamento para suportar os
softwares voltados para este tipo de função. 


Erros são corrigidos e as imagens são melhoradas em termos de resolução, cores e temperatura através de ferramentas de edição. Remoção de ruídos de áudio, instabilidades na animação e correções na proposta em
salas para treinamento são acrescidos.


Escolhendo uma produtora ideal

Observando as características inerentes a uma produtora de animação e a contribuição desta para a formação de uma forte identidade visual, é fundamental se atentar para alguns critérios no momento de fechar contrato. 


Recorrendo às ferramentas digitais de pesquisa, é possível fazer uma rápida triagem de empresas fornecedoras do serviço através de uma boa
instalação de internet. Algumas características básicas a serem buscadas são: 



  • Experiência no mercado; 
  • Estrutura dos estúdios e condição dos equipamentos;
  • Compatibilidade de propostas;
  • Qualidade e inovação das equipes envolvidas. 


A experiência de mercado adquirida por uma produtora pode ser demonstrada no nível de influência de sua marca no cenário audiovisual, seus antigos clientes, a extensão e qualidade de seu portfólio disponibilizado e suas recomendações. 


A procura por uma produtora de animação parte da necessidade de profissionais experientes com o material almejado, em comparação às capacidades reduzidas da empresa que contrata o serviço. 


O cuidado com a estrutura é fundamental, visto que o resultado final depende diretamente deste fator. Uma empresa que negligencia a condição de seus estúdios e equipamentos de certo não será capaz de oferecer um produto com acabamento profissional. 


Ao passo que um material visual de qualidade pode impulsionar e trazer muitos benefícios em termos de alcance e posicionamento para uma instituição, um material mal feito e repleto de defeitos provocará o efeito contrário. 


Além das estruturas diretamente ligadas aos processos de produção, é importante averiguar as condições de segurança. Extintores de incêndio, observância de normas sanitárias e a presença de instrumentos de manutenção como
flyer digital são bons indicadores. 


Ainda que todos estes critérios sejam observados, é necessário compreender que este é um vasto mercado, contendo muitas opções de abordagem. A exibição de um portfólio entrega informações que dizem respeito à qualidade do produto e o estilo de trabalho. 


Algumas produtoras são especializadas em material de campanha publicitária, outras estão voltadas para a produção de filmes ou desenhos animados. Comparar as propostas entre ambas as partes é passo essencial antes da elaboração do contrato. 


Uma produtora que valorize a capacidade criativa e detenha uma veia inovadora como parte de seus princípios será um diferencial para potencializar uma marca diante de uma vasta concorrência. 


A criatividade é a força motora da arte, um elemento capaz de conectar objeto e pessoa, figuras inanimadas à seres vivos. É o componente mágico que transforma beleza em experiência inesquecível. 


Nisto consiste o fascínio pelas artes visuais: o potencial em capturar um momento, desconectá-lo do espaço-tempo e transformá-lo em algo ainda melhor e mais significativo que a realidade.


Com isso chegamos ao fim, deixando clara a importância da contratação de uma boa produtora de animação para a produção de campanhas que atraiam o público.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Entre em contato com a KOP e tire todas as suas dúvidas para desenvolver o vídeo animado da sua empresa e impactar os seus clientes e funcionários.

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