KOP ANIMADO

19 de julho de 2021

Como fazer um vídeo de treinamento criativo?

Como fazer um vídeo de treinamento criativo?
Fazer um vídeo de treinamento pode ser a chave para ensinar à sua equipe uma determinada atividade ou ação. Entretanto, para realizar esse tipo de trabalho com o objetivo de conquistar sua audiência, é preciso ter criatividade e qualidade.

A criação de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço, em grande parte por conta do aumento de acesso à internet, principalmente relacionado à tecnologia móvel. Por conta disso, o perfil do cliente como um todo sofreu mudanças.

Onde antes havia clientes reativos, que recebiam anúncios e propagandas diretas e pensavam no consumo, hoje há um público muito mais exigente, que deseja informação de qualidade quando procuram uma necessidade ou objetivo, como um stand para evento.

Por esse motivo, destacar-se em seu setor demanda uma série de ações criativas e inovadoras, além do conhecimento sobre seu produto ou serviço por parte dos vendedores e consumidores. Quanto mais essas ações forem trabalhadas, melhor será o resultado. 

O objetivo da criação de um vídeo de treinamento é passar algum tipo de aprendizado adiante.

Você possui uma série de conhecimentos e especializações que fazem parte de sua linha de trabalho, e ensinar é parte fundamental de qualquer processo de negócios como a venda de um computador novo.

Além de permitir que seus colaboradores compreendam a atividade e comecem a se dedicar também, é importante passar esse tipo de conhecimento adiante para uma expansão maior de suas atividades.

Dicas criativas para vídeos de treinamento

É provável que você tenha inúmeras sugestões para explorar dentro do contexto de criar aulas em vídeo. 


Entretanto, muitas vezes essas ideias acabam se perdendo unicamente por falta de organização e por esse conceito não ser bem estruturado. Isso porque não basta apenas ter a ideia para conseguir criar o vídeo.



Por isso, é recomendado que você anote todas as propostas de vídeo para conseguir preparar a gravação e execução desse tipo de material, para então ser capaz de se comunicar de maneira divertida e única, como um banner informativo.


Um dos principais elementos para conseguir conquistar um bom espaço com vídeo-aulas é saber aproveitar o tempo disponível.


Você precisa ter ideia de que o conteúdo deve ser completamente transmitido no período estipulado para o vídeo de treinamento, sem que fique pesado ou maçante.

1. Transmissão ao vivo

Um dos formatos de vídeo de treinamento que mais tem rendido no mercado atual é o de aulas ao vivo. Neste caso, é fundamental entender que existem alguns elementos para essa atividade obter êxito.


Diferente do vídeo gravado, não haverá tempo para edição ou para aparar o texto.


Por isso, é importante que você de fato seja grande conhecedor do assunto que está sendo tratado, seja ele sobre a fabricação de crachás para alunos ou qualquer outro. Além disso, é necessário se atentar a alguns equipamentos, tais como:


  • Computador para transmissão;
  • Câmera de qualidade;
  • Dispositivo de captura de áudio;
  • Boa conexão com a internet.


A conexão, por sinal, é um dos elementos mais importantes para a transmissão ao vivo. Uma internet de qualidade baixa pode deixar a imagem travando e atrapalhar o ensino da atividade como um todo.


Verifique junto à sua operadora a real velocidade de sua conexão. Mais do que isso, deixe específico que você pretende fazer transmissões ao vivo se tiver que mudar de plano.


Embora a maioria das operadoras anuncie altas taxas de download, isso não é relevante para a transmissão. Colocar conteúdo ao vivo na internet depende de sua taxa de upload, que é a velocidade com a qual você envia informações para a rede.


Boa parte das companhias deixam uma taxa muito inferior de upload, e por isso você deve se atentar a esse tipo de resultado o quanto antes, para se adequar a um espaço interessante para suas transmissões.


Além disso, a aula em tempo real permite que os alunos tirem dúvidas e façam questionamentos, normalmente através de um chat online que registra todas as perguntas.


Dessa forma, você pode separar alguns minutos de sua aula, realizada em salas para treinamento, para tirar dúvidas de alunos de maneira mais imediata, diferente do vídeo gravado, do qual as perguntas talvez só sejam respondidas em um segundo vídeo.

2. O humor na sala de aula

O conteúdo em vídeo deve ser pensado com muito cuidado. Isso porque é muito fácil os receptores perderem o foco e irem fazer outras coisas. Desse modo, se expressar de uma maneira interessante é um dos fatores mais decisivos desse tipo de atividade.


Por isso, é importante que você se sinta à vontade ao fazer o roteiro. Não seja formal demais ou muito irreal, uma vez que esse tipo de ação pode prejudicar mais do que ajudar em sua estrutura.


Quanto mais você conseguir explorar seus recursos de maneira fluida e natural, melhor. Isso mostra que você está confortável com a produção, e passa uma sensação de conforto para quem está acompanhando o treinamento.


Além disso, evite se levar a sério demais. O conteúdo de aprendizado já tem um tom monótono, então quebre o gelo com bom humor e descontração para falar sobre uma agenda personalizada com logo, por exemplo.


Isso se mistura à linguagem que você utilizará, piadas e anedotas para quebrar trechos muito extensos e até músicas.


Entretanto, tenha em mente que as trilhas sonoras são regidas por uma legislação própria, então evite usar músicas conhecidas em suas aulas. Procure em bibliotecas de músicas Creative Commons, que são livres de direitos autorais.


Dessa maneira, é possível deixar o ambiente mais confortável e seus alunos interessados no que você tem a dizer, aproveitando as pequenas pausas com humor para assentar o conteúdo em suas mentes.

3. O recurso de contar histórias

A arte de contar histórias é uma ferramenta narrativa excelente. Ela permite que você coloque mais vida no treinamento que está fazendo, tornando-o mais factível e fazendo seus espectadores se identificarem com a história.


O storytelling é um modelo narrativo que tem ganhado muita força no mercado por ser uma comunicação interessante e não invasiva, mas com um alto potencial de retorno. Aqui, o interesse não é focar-se em vender um produto ou serviço, e sim, contar uma história.


Quando você aplica esse tipo de técnica na produção de um treinamento em vídeo, consegue passar mais credibilidade para o tema, além de torná-lo palpável.


Dessa maneira, tem-se muito mais qualidade para explorar seus recursos dentro da aula.


O ato de contar uma história gera entretenimento, que prende a atenção e permite que você a informação seja transmitida de maneira muito mais direta e expressiva, conquistando resultados satisfatórios e interessantes para o seu treinamento.


Além disso, você pode utilizar elementos lúdicos para tornar a aula mais divertida e com um toque de entretenimento, fazendo as pessoas que estão consumindo se aproximarem mais e desejarem fazer parte desse tipo de atividade.

4. Ferramentas de apoio são essenciais

Através do uso de ferramentas de apoio, você é capaz de passar as informações necessárias de uma maneira muito mais dinâmica e interessante para as pessoas que estão recebendo o treinamento.


Neste caso, é possível  trabalhar com diversos assets que podem ser incluídos na edição de seu treinamento sobre sacola ecologica personalizada.


O uso de imagens, gráficos, números e até mesmo a interação com personagens virtuais acaba tornando a experiência muito mais divertida, ajudando a compreender melhor o quanto você pode explorar esse tipo de ferramentas.


Além disso, estes recursos podem ressaltar alguns pontos fundamentais da estrutura que está tentando se passar com o seu treinamento e, dessa forma, é mais fácil trabalhar estes recursos com um visual mais fixado.


O processo de passar informações é complexo, mas com apoio para sua aula, pode acabar sendo muito mais simples de os consumidores compreenderem e absorverem esse tipo de conteúdo.

Bônus: busque inspirações

Para conseguir se inspirar e criar uma vídeo-aula de treinamento de qualidade, procure na internet por outros cursos e temáticas que sejam de seu interesse, onde você pode aprender muito sobre a estrutura da aula e a desenvoltura do treinador.


Aproveite para compreender como essas pessoas conseguem deixar seu conteúdo interessante e divertido, e como angariar mais qualidade para seu treinamento em vídeo sobre a organização de sala de palestra e outros temas.


No entanto, lembre-se sempre de criar material original quando estiver produzindo algo. A cópia desse tipo de atividade é extremamente antiética, além de poder configurar plágio, que pode gerar problemas legais.

Considerações finais

Um bom treinamento em vídeo pode ser um grande diferencial para qualquer empresa, principalmente pela facilidade de expansão de conteúdos do tipo.


Ao invés de tirar seus funcionários de momentos produtivos, você os deixa livres para assistir quando desejarem.


Por isso, um conteúdo de qualidade dentro desse tipo de elemento é fundamental, visto que é possível aproveitar melhor os elementos dessa produção, conquistando a atenção de seus colaboradores e conseguindo aplicar um treinamento com muito mais qualidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Entre em contato com a KOP e tire todas as suas dúvidas para desenvolver o vídeo animado da sua empresa e impactar os seus clientes e funcionários.

Tirar dúvidas por WhatsApp