KOP ANIMADO
Como fazer uma apresentação de consultoria

O que é proposta de consultoria?
Proposta de consultoria ou apresentação de consultoria é um documento enviado ao lead, que atua como argumento de vendas.
Sendo assim, ele descreve de que modo o consultor lidaria com um projeto.
Além disso, essa proposta também pode ser considerada uma ação de marketing, pois mostra que as habilidades e experiências do consultor fazem dele a pessoa certa para um trabalho.
O consultor vai elaborar a apresentação em um notebook novo, após ser informado pelo lead quais são os requisitos do projeto.
O envio também pode atuar como a resposta a uma solicitação de proposta final formal (RFP).
É importante elaborar uma proposta persuasiva, personalizada e que seja visualmente impactante, atendendo às necessidades do possível cliente.
É por isso que o documento precisa contar com os seguintes itens:
- Valores, termos, condições;
- Página de rosto;
- Soluções;
- Sumário;
- Problemas e objetivos;
- Resumo da proposta.
Para te ajudar, no próximo tópico, separamos algumas dicas para você criar a sua proposta de consultoria.
Como elaborar uma boa apresentação de consultoria?
A apresentação de consultoria é um dos processos mais importantes para o trabalho de um consultor.
Por meio deste documento, vamos exibir o escopo do projeto, bem como o cronograma e o preço.
É com base nas informações contidas nele que o cliente vai decidir se vai ou não contratar os seus serviços.
Sendo assim, mesmo que o vendedor tenha muito com conhecimento, se não souber elaborar a proposta, pode perder o negócio.
Portanto, antes de pensar em usar um carimbo empresarial para o documento ou em como apresentá-lo, é necessário saber como elaborar.
O primeiro passo é levantar todos os problemas que o potencial cliente precisa resolver, feito isso, já pode organizar os serviços e os detalhes do que vai propor.
Defina o escopo do projeto e seus entregáveis, após, defina um cronograma com prazos bem definidos e considerando uma previsão de entrega.
Portanto, você já pode estabelecer um preço e os meios de pagamento. Não se esqueça de incluir seus portfólios e depoimentos de outros clientes, reunindo todas as informações no mesmo documento.
Os dados só devem ser incluídos em uma versão definitiva depois que todos estiverem devidamente organizados.
Uma das melhores formas de apresentar proposta de consultor é por meio do Powerpoint.
Essa ferramenta ajuda a economizar tempo, traz mais objetividade ao conteúdo e possui design convincente.
Mesmo que você apresente tudo em uma sala reunião pequena e por isso decida fazer tudo do zero, o Powerpoint ainda é uma opção muito mais prática e viável.
Tendo a proposta pronta em mãos, chegou o momento de apresentá-la, e existem várias maneiras de fazer isso. A maioria prefere reuniões presenciais, mas nem sempre isso é possível.
Às vezes, o cliente quer que você envie a proposta, mas não tem tempo de marcar uma reunião presencial ou por meio de algum recurso, como Google ou Skype.
Portanto, se tiver reunido informações suficientes, pode enviar a proposta de consultoria por e-mail, sem problemas.
Além disso, também é possível apresentá-la por meio de uma reunião presencial, o que é mais viável, principalmente, com aqueles que clientes que decidem não fechar.
Vá à reunião bem apresentável, vestido de forma adequada e procure entender exatamente o que o seu cliente, como uma empresa de stand para evento, precisa com esse projeto.
Sendo assim, se tiver uma boa capacidade de diagnóstico, terá meio caminho andado. Depois da reunião, apresente a proposta e envie a apresentação por e-mail.
Também é possível apresentar com mais de uma reunião presencial, o que só é viável quando o cliente solicita, para economizar tempo.
Portanto, na primeira reunião você faz o diagnóstico e na segunda apresenta a proposta.
É necessário contar com um documento para ser apresentado na hora e entregue ao final da reunião.
Mais de duas reuniões só são necessárias quando o projeto é muito grande ou envolve uma equipe mais extensa.
Entretanto, nesses casos, há uma chance maior de a proposta não ser aceita.
O ideal é ser o mais objetivo possível e determinar o que será feito a cada nova reunião.
Além disso, existem alguns pontos que não devem ser deixados de lado, e vamos falar sobre eles no próximo tópico.
Pontos importantes para uma apresentação de consultoria
Organizar bem uma proposta de consultoria para instalação de nobreak com bateria externa ou qualquer outro projeto é essencial para conseguir bons resultados.
Por isso, não deixe de lado os seguintes pontos:
Determinar um objetivo
É necessário definir o foco para que sua apresentação não pareça vaga.
Sendo assim, atente-se à essência do projeto, justificando o porquê de ele existir, qual a sua causa e o resultado que será obtido.
A apresentação deve ter poucas palavras e manter o foco no problema do cliente, de modo a atingir os resultados que ele pretende.
Por exemplo, o foco da apresentação deve ser a criação de um banner informativo que atraia mais clientes para dentro da loja.
Portanto, não se esqueça do marco do projeto, que está atrelado ao objetivo central, que é o que vai determinar seu sucesso.
Análise do problema
Aqui mostramos qual análise foi feita para definir o projeto que será executado. Trata-se de um ponto crítico, determinante para a venda da proposta.
Ela precisa ser clara e convincente, por isso, tanto o seu conteúdo quanto a organização são importantes.
Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de um diagrama e de um fluxograma.
Investimentos
É extremamente importante informar de forma clara os valores da proposta, seja ela para definir os equipamentos necessários para uma gráfica produzir cartão de visita pessoal ou qualquer outro objetivo.
Sendo assim, mostre de forma clara quanto o cliente vai ter que desembolsar pela consultoria, e o valor pode ser dividido, conforme o planejamento, como etapas, horas e entregas.
Detalhamento
É necessário fazer um detalhamento das etapas, mostrando quais metodologias devem ser usadas, as ferramentas e de que forma as etapas vão acontecer.
A estrutura da proposta pode ser formada por tópicos, como objetivo do projeto, cronograma, análise do problema, detalhamento, investimento, responsabilidades, e breve apresentação.
Cronograma
Estipule um cronograma para entregar cada etapa de um projeto de sala para palestra, pois isso facilita na hora de convencer o cliente.
Quando não mostramos as datas, causamos a impressão de falta de comprometimento, o que pode fazer com que o cliente crie objeções.
É necessário conquistar o engajamento do potencial cliente durante toda a apresentação de consultoria, e uma das melhores maneiras de fazer isso é seguindo um cronograma.
Divida o projeto conforme o que foi planejado e mostre como será sua cronologia por meio de recursos visuais, como gráficos.
Responsabilidades
Deixe claras as suas responsabilidades e as do cliente. Dívida todas elas em listas, para que seja mais fácil visualizá-las e não dar espaço para dúvidas.
Breve descrição
Por fim, faça uma breve descrição dos currículos de todos os envolvidos no projeto. Faça uma apresentação objetiva, incluindo a missão, visão e valores de sua equipe.
Essa descrição precisa ter um tom mais comercial e interessante, de modo a cativar o seu potencial cliente.
Conclusão
A apresentação de consultoria é o seu melhor argumento para conquistar um sim para o seu projeto, independentemente de qual seja.
Seguindo as nossas dicas, você vai estruturá-lo do jeito certo e convencer seus potenciais clientes a contratarem os seus serviços e a confiarem em sua competência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Entre em contato com a KOP e tire todas as suas dúvidas para desenvolver o vídeo animado da sua empresa e impactar os seus clientes e funcionários.
