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Como vender uma franquia da minha empresa?

- Uma oportunidade para abrir um negócio mesmo sem experiência;
- É um modelo seguro, já experimentado, que oferece menos riscos;
- A marca já é conhecida e posicionada;
- Suporte técnico, organizacional, de gestão e administrativo;
- Networking constante entre parceiros;
- Acesso a estratégias e metodologias operacionais de primeira;
- Ações de marketing cooperativas;
- Assistência para o recrutamento de funcionários;
- Orientação para a compra de equipamentos e escolha de fornecedores.
Franquia e franchising
Uma franquia é um empreendimento que comercializa o direito de uso de determinada marca, do franqueador, o que inclui patente, know-how, infraestrutura e direito de distribuição, sendo a padronização, sua principal característica.
Essa marca pode ser de um produto, um serviço ou até mesmo de um conceito.
Esse arranjo comercial é regulamentado, no Brasil, pela Lei de Franquias, ou seja, pela Lei número 8.955, de 1994.
Nesse texto, que regulamenta e fornece as diretrizes legais para a atividade comercial, o
franchising
é definido como o sistema que engloba as relações comerciais entre franqueado e franqueador.
Breve história do surgimento desse modelo
Existem registros históricos de práticas comerciais no século XII, em Londres, que se assemelham bastante ao sistema de franquias.
No entanto, considera-se que o início desse sistema começou após a guerra civil, por volta de 1850, nos EUA, com a empresa de máquinas de costura Singer Sewing Machine Company, que estabeleceu uma rede de revendedores.
A partir daí, outras grandes marcas iniciaram-se no modelo, e no Brasil o molde surge em 1954, em São Paulo, com a Yázigi Internexus, uma escola de idiomas.
Formatos de franquias
A possibilidade de expansão em diversos formatos é um dos maiores diferenciais do franchising.
As oportunidades são diversificadas, e os principais formatos são as lojas físicas, os quiosques, os food trucks, os contêineres, ou mesmo as franquias domésticas, o home-based.
Nessa modalidade os franqueados precisam apenas de um cômodo e um bom notebook novo, podendo gerenciar sua unidade de dentro de suas próprias casas, geralmente se tratando de franquias de entrega de serviços.
Cada formato conta com suas exigências, vantagens e desvantagens, assim como qualquer modelo de negócio.
Obrigações do franqueador
A rede franqueadora, conta com algumas responsabilidades, como o suporte aos franqueados, treinamento e transmissão de todas as informações relacionadas aos mais diversos âmbitos do negócio.
Podendo ocorrer em uma sala reunião pequena ou online, abrange questões operacionais, técnicas, administrativas, contábeis e financeiras, ou seja, o know-how do negócio.
O franchising conta com três taxas principais para os franqueados: a Taxa de Franquia, os Royalties e o Fundo de Propaganda:
Taxa de Franquia é um valor único pago logo após a assinatura do contrato de adesão, ao bater o carimbo empresarial, que dá o direito para o franqueado sobre o uso da marca.
Essa taxa custeia os gastos com o treinamento, o processo de prospecção e de seleção de candidatos, o suporte e a implantação da nova unidade.
Os Royalties são pagamentos periódicos regulares em razão da continuidade da exploração da marca, assim como pelo suporte recebido.
E o Fundo de Propaganda, também chamado de Fundo de Marketing, é um valor mensal usado para ações institucionais de promoção da marca, publicidade que engloba todas as franquias.
Todas as informações, taxas e cobranças devem ser devidamente discriminadas na Circular de Oferta de Franquia, o COF, documento oficial para a venda de uma franquia.
Vendendo sua franquia
Se o seu interesse é na venda de uma franquia, existem duas possibilidades: você é um franqueador ou deseja fazer o repasse de uma unidade franqueada que adquiriu.
Porque se tornar um franqueador
Existem uma série de vantagens comerciais de se tornar um franqueador, como a grande expansão da marca e seu fortalecimento, o aumento da eficiência operacional e tática, e a descentralização da gestão.
Assim, o idealizador pode se concentrar em desenvolver novos produtos e serviços, mantendo o leque de novidades constantes, assim como a atualização de sua criação.
A seleção de candidatos a franqueados precisa ser muito estratégica, afinal, se tornarão representantes da marca, assim como os colaboradores, que usarão um crachá de empresa.
Dessa forma, é feito um estudo criterioso sobre o perfil e as referências, além de entrevistas e assessoria quanto às dúvidas do possível franqueado, antes da assinatura do contrato de adesão à rede.
Repasse de franquia
Nesse caso, a venda é feita quando um franqueado deseja vender a sua unidade e seus direitos de uso sobre a marca para outro empreendedor.
Existem muitos motivos que podem levar a essa alternativa, seja por problemas com sócios, pela queda do faturamento, pela falta de motivação, ou por não se adaptar ao dia a dia do tipo de negócio escolhido.
É comum, por exemplo, que um empreendedor decida-se por uma franquia como um
food truck, mas, com o tempo, perceba que seu modelo de negócio ideal é a
administracao de restaurante corporativo. Tudo depende do perfil e do momento do empreendedor.
Dicas para a venda
Independente de qual dessas seja sua situação, é preciso estar atento ao fato que vender uma franquia não é como vender um negócio independente.
Portanto, confira as dicas a seguir sobre como vender uma franquia empresarial:
- As decisões cabem ao franqueador e ao dono da unidade;
- Assim como os preços, custos e valores;
- Venda seu negócio quando ainda está saudável, não espere desvalorizar;
- Escolha com cuidado quem serão seus representantes;
- Sempre siga e cumpra todos os aspectos legais e tributários;
- Seja transparente e sincero quanto ao negócio e ou pendências;
- Esteja ciente e certifique-se da situação dos funcionários;
- Oriente e esteja disponível para os interessados.
Se o seu caso for a revenda de sua unidade, entre o mais rápido possível em contato com o franqueador e exponha suas intenções.
É muito provável que o próprio já possua contatos de possíveis compradores e interessados no negócio.
Além de poder auxiliar nos cálculos referentes ao valor da sua unidade, sendo de grande auxílio nesse momento também.
Os pontos mais importantes
Para complementar as dicas acima, alguns fatores precisam ser considerados para a venda de uma franquia.
O primeiro são os motivos, razões e circunstâncias da venda. É essencial um processo de estudo sobre o assunto e uma análise criteriosa da decisão.
Além disso, leve muito a sério regras como cumprir a lei, manter a transparência e expor toda a realidade para o comprador e para o franqueador, em caso de revenda, além de sempre pedir auxílio e suporte a ele, quando necessário.
Considerações finais
Nesse artigo tratamos sobre a venda de franquias e o que deve-se considerar nesse momento, seja você um franqueador ou um interessado em fazer o repasse de sua unidade de franquia.
O franchising é um modelo de negócio que é sinônimo de oportunidades para ambas as partes:
O franqueado, que poder obter muito sucesso, de forma mais rápida e segura do que investir em uma nova marca.
Portanto, para o franqueador, é uma possibilidade de expansão, que pode proporcionar grandes chances de crescimento, inclusive internacional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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