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Como captar investidores para startups?
O que é uma startup?
Alguns consideram que qualquer empresa em seu período inicial pode ser chamada de startup, e de fato, o termo faz menção a essa ideia de colocar algo em funcionamento.
Outros consideram que só se aplica quando se trata de uma ideia que traga inovação, com baixos custos de manutenção, e que seja capaz de crescer e gerar lucro rapidamente.
Frequentemente as pessoas associam esse termo a empresas exclusivamente digitais e do setor de tecnologia, mas não o são necessariamente.
Elas apenas são mais frequentes na internet por ser bem mais barato criar uma empresa de
software
do que uma fábrica de
notebook para escritório, por exemplo.
Além disso, o investimento na web como espaço empresarial também é bem menor do que para a criação de um espaço físico.
A web por si só, torna a expansão de uma empresa bem mais rápida e fácil, pois é onde todos os públicos estão, tornando as vendas mais replicáveis e sem fronteiras geográficas.
Entretanto, qualquer negócio pode ser uma startup, como um grupo de pesquisadores com uma patente inovadora, desde que se comprove ser uma ideia escalável e repetível.
O
aluguel de espaço comercial nem sempre é a melhor forma de iniciar um negócio, podendo ser um investimento para em um segundo momento, após a garantia de que se trata de um negócio viável.
Aliás, o empreendedor precisará de investimentos ao menos em 2 momentos: para formar o capital de risco e poder iniciar o negócio.
Além de garantir o capital de giro para sua sustentabilidade, quando já existe uma comprovação da atividade e a receita começa a crescer.
A partir do momento que se torna escalável, a startup deixa de existir, passando a ser reconhecida como uma empresa altamente lucrativa.
Caso isso não aconteça, o empreendedor precisa reinventar o negócio ou corre o risco dele desaparecer prematuramente.
Se você tem um projeto diferenciado de como trabalhar o serviço de
entrega de documentos, por exemplo.
E está se preparando para começar seu negócio, provavelmente já se deparou com uma questão muito importante: o capital necessário para tirar a ideia do papel.
Uma boa forma de resolver essa situação é atraindo investidores. Portanto, continue lendo e você vai entender como fazer isso, e esperamos que tenha vários
insights
para a sua startup.
Encontrando investidores
Quando se pensa em investidor, é importante levar em consideração que não se trata exclusivamente de uma obtenção de recursos.
O investidor provavelmente será seu sócio, ou seja, você entregará uma participação na empresa a ele.
Nesse sentido, antes de entregar a
credencial de PVC à um novo sócio, é preciso analisar com cuidado algumas questões, como:
- A organização interna de sua empresa;
- A situação em que ela se encontra;
- Quais são os objetivos e metas para o novo recurso;
- As possibilidades do mercado;
- O perfil e o tipo de investidor;
- A relação da sua equipe com a nova sociedade.
Por exemplo, a escolha do perfil de investidor deve ser de acordo com o seu perfil de risco.
Existem investidores mais agressivos e ousados, e outros mais conservadores, que contam com expectativas de resultados em médio e longo prazo, aguardando um período maior para receber seu retorno.
É necessário planejamento e boas estratégias para unir suas ideias aos investidores interessados em negócios com potencial para alcançar sucesso.
Portanto, seguem algumas dicas para simplificar esse processo.
1. Conheça muito bem seu negócio
Para que uma startup tenha as condições mínimas de “puxar” investidores e sair do papel, você deve, obrigatoriamente, conhecer e dominar o negócio.
A melhor maneira de fazê-lo é com um Plano de Negócio muito bem trabalhado e estruturado.
Com essa ferramenta você já vai ter feito todo o estudo sobre seu público-alvo, situação do mercado e concorrentes, assim como todo o fluxo de produção do produto ou serviço. É aqui que você deve definir seus objetivos, metas e prazos.
Faça todo o planejamento estratégico e operacional do negócio, considerando também os planos de marketing e financeiro.
A situação aqui é que antes da sua startup de
convites personalizados sair do papel, ela deve, literalmente, ir para o papel.
Todo esse processo serve para mapear as possibilidades reais, tornando o investimento mais seguro para quem vai investir e aumentando as chances de sucesso do seu negócio.
O Plano de Negócio deve ser o “esqueleto” de seu negócio, uma estrutura direcionadora e sustentadora, para transformar sua ideia em algo realmente palpável.
Com esse documento em mãos, não só fica mais fácil identificar qual é o tipo de investimento mais adequado para o seu tipo de negócio.
Assim como tem argumentos para ir atrás dele, uma vez que existe um embasamento por trás da sua proposta.
2. Saiba o tipo de investidor ideal
Existem diversos tipos de investidores e para definir qual é ideal para o seu negócio, você deve conhecer as modalidades.
Dessa forma você vai procurar pelas pessoas certas, aumentando suas chances. Conheça alguns tipo de investidores:
Investidor-anjo
Um investidor-anjo é aquele que acredita na sua ideia e está disposto a injetar recursos, mesmo na fase inicial. Geralmente aplica-se em negócios com alto potencial de retorno.
Ele atuará junto a você como uma espécie de mentor, dividindo sua experiência, conhecimentos e rede de relacionamentos, para garantir um retorno mais rápido sobre o investimento.
Para atrair um investidor-anjo, seu negócio deve se sustentar em alguns pilares, como inovação, amplitude de mercado e escalabilidade.
Sócio investidor
Esse é um tipo de investidor mais conservador, que não visa um crescimento alto e acelerado, e sim um comprometimento com a gestão do negócio, tendo grande parte na responsabilidade sobre ele.
É uma ótima opção para quem precisa de capital e apoio na gestão de sua empresa.
Aceleradoras e Incubadoras
São boas formas de captar recursos, uma vez que oferecem os recursos financeiros e a infraestrutura básica, como:
Apoio gerencial;- Local de trabalho;
- Acesso a tecnologias;
- Suporte técnico;
- Formação complementar.
A diferença entre elas, é que as incubadoras geralmente são iniciativas governamentais ou de universidades.
Já as aceleradoras são mantidas por fundos de investimento privado, havendo uma complexidade maior em relação ao tempo de investimento, sendo uma modalidade mais agressiva.
Venture capital
Essa classificação reúne investidores de risco que buscam projetos mais maduros, como empresas de médio porte já com um faturamento expressivo e que demandam recursos para expansão do seu potencial e atingir uma alta lucratividade.
A diferença aqui é que o investidor compartilha a gestão com o empreendedor, como um cotista, podendo trazer gerentes ou outros profissionais para cargos estratégicos no empreendimento.
Quando é feito o resgate do investimento, o empreendedor retoma a posse das cotas.
Venture Building
Aqui ocorre uma mescla com elementos de Venture Capital, incubadoras e aceleradoras.
A diferença é o objetivo do venture builder é ajudar a construir o negócio, oferecendo planejamento estratégico, além de estrutura física e para captação de recursos.
Crowdfunding ou Financiamento Coletivo
Esse modelo é uma das formas mais modernas de captação de capital, funcionando a partir de doações.
Nesse caso, os doadores não têm direitos sobre a empresa. Existem várias opções de plataformas virtuais voltadas para esse tipo de investimento.
3. Venda a ideia da sua startup
Uma vez que o plano de negócios está pronto, você está certo que o projeto está maduro e sabe qual tipo de investidor procurar, é hora de se preparar para entrar em uma sala de reunião pequena e inspirar confiança.
Lembre-se que para sua startup dar certo e ser um sucesso, a primeira pessoa a confiar na ideia tem que ser você mesmo.
Nesse momento você pode reduzir o plano completo a um
pitch, um discurso claro, objetivo e curto sobre a startup, em um material de fácil acesso, como um
banner informativo ou uma apresentação de slides.
Algumas informações que devem ser abordadas são:
- Atividade;
- Segmentos de atuação e público-alvo;
- Parcerias;
- Oferta de valor;
- Recursos necessários e custos;
- Canais de comunicação e distribuição;
- Fontes de receita.
Nele devem constar as informações relevantes de forma resumida.
Considerações finais
Captar investidores para sua startup é fundamental, uma vez que geralmente essa modalidade de negócio não conta com os subsídios financeiros necessários para garantir sua implementação e crescimento.
Independentemente de qual tipo de investidor você escolher, trata-se de uma importante medida estratégica, permitindo que seu negócio disponha do capital necessário para se manter no mercado e crescer conforme seu potencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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